As imobiliárias brasileiras relatam que o valor da primeira prestação do financiamento pode confundir o comprador. Quando são feitas as simulações sobre o valor exato de cada prestação do contrato, sem considerar a variação da Taxa Referencial (TR), muitos compradores se preocupam em olhar apenas a primeira e última parcela.

É importante observar que a primeira parcela tenha o menor impacto possível no orçamento do comprador e também que a última não seja cara demais para o mutuário, principalmente no caso de aposentadoria, já que este tipo de financiamento demora de 25 a 35 anos, em média para ser quitado. Os bancos que oferecem a primeira e a última prestação mais barata, nem sempre tem o menor custo total de financiamento.

No sistema de prestações decrescentes o SAC (Sistema de Amortização Constante) depende da velocidade de redução das parcelas ao longo do contrato, o que varia muito entre os bancos.

O ideal é conhecer todas as propostas da imobiliária para escolher com segurança qual será o banco que fará o financiamento.

Imobiliária Paraiso apartamento para alugar Curitiba