Conhecer as modalidades disponíveis no mercado pode ajudar na locação do imóvel durante as férias.

Opções de alugueis é o que não faltam para todos os gostos e bolsos, desde quitinetes até imóveis de 4 quartos. Os apartamentos são os preferidos, com 95% da preferência, mas a procura é maior para os apartamentos com dois ou três quartos, com área de 60 a 80 m², com uma vaga de garagem e valor de  aluguel de até R$ 1,5 mil e condomínio de até R$ 400,00.

Além de localização e preço, é importante verificar outros itens na hora de escolher o imóvel para alugar, como os  tipos de garantias que podem ser usados. O fiador é ainda a modalidade mais usada para a locação do imóvel, mas existem outras garantias disponíveis:

  1. Fiador fora da cidade:

É possível, mas dependerá da análise do cadastro e aprovação.

  1. O fiador precisa ter imóvel quitado:

O imóvel quitado deverá estar no nome do fiador livre e desembaraçado sem nenhuma pendência ou usufruto.

  1. Tipos de garantias mais aceitos:
  • Títulos de Capitalização:

O valor do título de capitalização é calculado sobre oito meses de aluguel bruto + taxas. Este valor deverá ser quitado na assinatura do contrato de locação, através de pagamento de boleto em nome da seguradora onde o valor fica como garantia para o proprietário na desocupação do imóvel, caso o inquilino saia do imóvel com pendências financeiras, imobiliaria mota pode te ajudar com suas dúvidas.

  • Fiador:

Se pessoa física: deve comprovar renda de no mínimo três vezes o aluguel e ter um imóvel quitado em seu nome.

Se pessoa jurídica: pode ser aceito cadastros de empresas que desejarem avalizar seus funcionários, mas tudo depende de análise a aprovação de cada imobiliária.

  • Seguro fiança:

É feito através de uma cotação para a aprovação do cliente. O cálculo do valor do seguro-fiança é feito com base no preço do aluguel bruto, IPTU, despesas com água, luz e gás, além da taxa de condomínio e outros itens que possam estar presentes em  cada imóvel, pago em até 12 vezes e renovado por igual período.